domingo, 1 de junho de 2008

Novo treinador, o que acho que precisa fazer

Antes de mais nada, obrigado Abel por tudo!

Com o anúncio oficial da saída do Abel, até o anúncio oficial do novo treinador colorado, a especulação rolará solta, algo muito normal. Prefiro não especular o nome, mas falar sobre o que acho que o novo treinador deve fazer.

O grupo colorado, para muitos é considerado insuficiente, concordo que faltam laterais, mas na minha opinião com uma boa organização do time, e utilizando Bustos e Ramon dá para encarar o brasileirão. Mas tem que pedir laterais.

A torcida exigirá resposta rápida já que temos no grupo principal vários titulares, entre outros: Renan, Índio, Sorondo, Guiñazu, Magrão, Alex, Fernandão e Nilmar. Oito jogadores que seriam titulares em qualquer time do Brasil, e ainda temos reservas como Sidnei, Orozco, Marcão, Andrézinho, Gil, Adriano, Iarley, Monteiro... Um baita grupo que precisa poucos ajustes prá se transformar em um bom time. Ou seja, o cara tem que chegar no Beira-Rio, montar um time, e só faltam 3 posições para definir, o que não é uma grande dificuldade, é só não inventar muito. Os problemas da reserva na minha opinião, são as mesmas de montar o time titular. Primeiro volante(que prá mim o titular é Edinho, e o reserva é Maycon) e os laterais. Os outros podem não substituir a altura, mas pelo menos são jogadores de caracteríscas semelhantes.

O grande problema: as lideranças dentro do grupo. Não é qualquer treinador que consegue mandar nos grandes lideres do grupo. Tem que ser um cara de pulso firme, e de preferência experiente(preferência, já que Ney Franco por exemplo, é experiente e não tem comando).

Tem que passar confiança para a diretoria. Tem que pedir os jogadores que faltam(laterais) e a diretoria tem que se virar para trazer, confiando no trabalho e na leitura que ele fez do grupo.

Tem que fazer o simples em campo, colocar o time no eficiente 4-4-2, distribuindo as funções para os jogadores certos.

Trazer em sua comissão técnica um bom preparador físico, não que os nossos preparadores são insuficientes, mas acho que tá faltando um pouco de folego pro time.
É barato um técnico desses? Acho que não, talvez até seja, mas tem que chegar já com o respeito de todos, time, torcida e diretoria. Boa parte da torcida irá disconfiar até se Felipão for apresentado, mas com duas ou três semanas o treinador tem que mostrar a que veio. O time tem que notar que o cara tá bem intencionado e que é ele que manda. A diretoria não pode achar alguém em que possa cagar na cabeça, tem que achar alguém que a trate de igual prá igual, com respeito mutuo.
Tô pedindo muito? Acho que não, não podemos nos contentar com um novo Gallo.

Nenhum comentário: