quarta-feira, 28 de maio de 2008

Desperdício, será?

Segundo Wianey Carlet (WC, não por acaso): ZH 28/05/08


"Desperdício


Cada clube brasileiro, entre os 20 que disputam o Brasileirão, tem direito a gastar na TV aberta e/ou fechada R$ 166 mil mensais em publicidade. A dupla Gre-Nal, logicamente, entre eles. Nestes espaços poderiam ser feitas campanhas de sócios, venda de pay-per-view, que a partir do próximo ano será fidelizada, promoções, ofertas de produtos dos clubes etc. Incrivelmente, os clubes não usam este dinheiro que se perde a cada fim de mês. Será que os departamentos de marketing de Inter e Grêmio teriam explicação para tal desperdício?"

Bueno, não vou aqui me estender porque não sei se os clubes realmente tem esse direito, mas é bem provável que tenham.

Partindo do princípio que tenha direito a partir do contrato de televisionamento, é bem provável também que possa acumular isso prá usar tudo em um mês, afinal, segundo o site portalimprensa.com, o custo de uma inserção de 30 segundos no globoesporte(nacional) custa R$ 83 mil, ou seja, duas inserções e se vão os pilas que o clube tem direito.

Como todos vimos, em setembro do ano passado, foi veículado em rede nacional o filme publicitário "Cada vez Mais, Cada vez Maior"

Essa publicidade do Inter durou mais ou menos uma semana, passando em rede nacional algumas vezes, e acho que pro estado um pouco mais. É muito provável que tenha sido utilizado destes recursos para cobrir este investimento.

Vamos supor que foram veículadas 10 vezes em rede nacional nos horários do globo esporte(80mil)/RBS Noticias (120 mil, programa local, mas propaganda em rede), e mais 10 vezes só para o estado(horário intermediário, à 10 mil.

5 x 80 mil = 400 mil
5 x 120 mil = 600 mil
10 x 10 mil = 100 mil

1,1 milhão de reais

Calculando por baixo, gastamos pelo menos a metade, e acredito que usando esses recursos.
Se ele está certo e não usamos, desembolsamos isso, é um grande problema.
Mas dúvido que o clube com um "vale-propaganda" faria isso.

Abraços, e até mais



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