quinta-feira, 31 de julho de 2008

Esquema explorando as potencialidades do grupo.

Esquema explorando as potencialidades do grupo.

Lógico que hoje, após duas derrotas para times que estão na parte de baixo da tabela, as qualidades ficam ocultas, as deficiências ficam em evidência, assim como se fosse duas vitórias sobre clubes que estivessem na ponta de cima da tabela as deficiências praticamente sumiriam, e as qualidades ficariam em evidência. Não é sobre isso essa postagem, mas achei importante falar isso pois, já que muitos discordarão de alguns pontos de vista que irei expor, mas quero deixar claro que isso não tem a ver com os resultados, mas sim como a forma que jogamos.

Não considerei a perda de jogadores, pois acho que a direção irá arriscar(finaceiramente) e não deixar ninguém sair.

Com o grupo completo, com todos os contratados, a melhor formatação táticas para o Inter, na minha opinião, seria a seguinte.

------------------------------Goleiro--------------------------------

------------Zagueiro-----------------------Zagueiro------------

Lateral--------------------Volante--------------------Lateral

-------------Volante-------------------------Volante-----------

------------------Meia-----------------------Meia----------------

----------------------------Atacante------------------------------




Goleiro: Renan ou Clemer, aqui a discução fica na escolha do nome, mas sem o time ficar comprometido. Apostas em Agenor e Ricardo nas emergências.

Zagueiro pela direita: Indio e Bolivar, em tese também estão no mesmo nível, Indio leva vantagem por estar vivendo um grande momento, mas aqui se repete a situação: um ou outro, o time não fica comprometido.

Zagueiro pela esquerda: Sorondo deu um baita azar, pelo que ele falou pouco tempo atrás, não teve tantas lesões seguidas assim em sua carreira, mas com certeza é o melhor para se adonar da vaga. o problema aqui é o substituto, todos eles comprometendo técnicamente a posição, uns um pouco mais, outros um pouco menos, mas todas as outras opções tem menos técnica que ele. Na minha opinião, a melhor opção para ser o seu substituto é Marcão, sim, o esculachado por todos. Marcão é zagueiro, ele vem jogando como se fosse um misto entre lateral e zagueiro, que nem da para entender direito qual a sua função, mas o fixando na zaga, acho que seria muito útil. Também daria para apostar em Titi.

Lateral Direito: Minha formatação tática com 3 volantes, permitiria que os laterais avançassem, diferentemente do que vem ocorrendo, mesmo quando o time joga com 3 volantes, os laterais pouco chegam ao ataque. Angelo está realizando atuações discretas, porém prá mim, ele tem potencial. Rosinei é outra opção e poderá ser uma boa opção, cabe é testar. Monteiro, Ricardo Lopes, Bustos são as outras opções, e na minha opinião nesta ordem. É um problema cronico que nos acompanha desde a saída do Ceará, mas que parece que poderá chegar ao fim.

Lateral Esquerdo: Outro problema crônico da equipe. Marcão, pelas suas características, e com essa formatação não teria espaço. Gustavo Nery, jogando o seu melhor para o momento, deverá ganhar fácil a posição, e terá grande liberdade de avançar. Ramon é a segunda opção, o piá é instável ainda, mas acho que mais por ser piá mesmo. Marcão é a última opção para o setor.

Volantes: Edinho, Danny, Maycon ou Monteiro. Edinho leva vantagem por já ser o titular. Danny pode o substituir na minha opinião. Com Monteiro retornando, eu o testaria fazendo a primeira função. Guiñazu e Magrão também poderiam atuar por ali, mas teriam que se readaptar, e comprometeriam a qualidade da próxima linha do meio campo.

Guiñazu, dificil não ser ele. Segunda opção. Alex, isso mesmo. No time que ganhou a libertadores 2006, Alex tinha uma função semelhante, mesmo ele estando muito melhor lá na frente quase como um atacante. Terceira opção é Maycon(dói escrever isso, mas é o que tem). Guina é quem dará a segurança para o Gustavo Nery ou Ramon de subir.

Magrão, pela qualidade no passe, no poder de marcação e liderança. Segunda opção é Monteiro. Para Andrézinho entrar, teria que mudar a mecanica do meio campo, mas ele é a outra opção.

Meias: D'Alessandro e Daniel Carvalho estão chegando como donos destas duas posições, e pela movimentação de ambos, chegada ao ataque, supriria a falta de um companheiro ao atacante. Taison e Alex ainda seguem como pimeira opção, já que não sei ainda qual a real condição dos dois primeiros. A outra opção pela direita é Andrézinho, e qualquer outra opção tem que alterar o esquema tático.

Atacante: Nilmar, tanto com a primeira ou segunda dupla de meias não ficaria sozinho no ataque. Opções: Walter, Guto, Adriano... É, precisamos um centroavante


Com o que em tese é o melhor, o time ficaria:

Renan; Rosinei, Indio, Sorondo e Gustavo Nery; Edinho, Guina, Magrão; D'A e DC; Nilmar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda prefiro o Monteiro no lugar do edinho...
mais qualidade e tranquilidade com a bola nos pés...
Quem fará o meia direita?? `D'a ou DC?

Alcindo Renan disse...

Jever, D'A, mas ambos são de bastante movimentação, cruzando um pelo outro prá puxar marcação